Quais os benefícios do chá de hibisco para a saúde?

Além de ser rico em compostos antioxidantes, o chá de hibisco, preparado com a planta Hibiscus sabdariffa, tem ação diurética no corpo humano e pode ser uma grande aliada da perda de peso, principalmente nos dias de hoje nos quais a maioria das pessoas procura ter uma vida saudável.

Confira a seguir mais informações sobre os benefícios do chá de hibisco para a saúde.

Quais os benefícios do chá de hibisco para a saúde?

Quais os benefícios do chá de hibisco para a saúde?

A flor de hibisco

Como já sabemos, o chá de hibisco é obtido através da infusão do cálice do botão seco da flor Hibiscus sabdariffa, ou apenas hibisco, como é popularmente conhecida. Muitas pessoas pensam que o chá é obtido através da flor como é encontrada nos jardins, porém não é dessa forma que ele é feito.

O chá tem coloração rosada e sabor agradável – lembra muito o sabor da framboesa – e, ao contrário da maior parte dos chás, é servido frio.

Finalidade

Nos séculos passados, faraós e egípcios tomavam o chá de hibisco para refrescar e controlar a temperatura corporal. No Irã, as flores de hibisco são utilizadas para acalmar a mente e melhorar problemas do sono.

Porém, recentemente, o chá de hibisco tem sido utilizado para queimar gordura, reduzir o inchaço, melhorar o funcionamento intestinal e, ainda, controlar o colesterol. Como é diurético, o chá de hibisco também serve para baixar a pressão arterial e manter regulares as funções dos rins e do fígado.

Propriedades do chá

O chá de hibisco é pouco calórico. 100 gramas das flores fornecem cerca de 37 calorias, porém é necessária uma quantidade extremamente menor para preparar uma xícara do chá. Os flavonóides – como a antocianina e a quercetina – são os responsáveis por grande parte dos benefícios do chá, porém as flores contém nutrientes como:

  • Minerais: ferro, magnésio, potássio, etc;
  • Vitaminas: A, C, tiamina (B1), riboflavina (B2) e ácido fólico;
  • Ácidos orgânicos: entre 15 e 30% do chá de hibisco é composto por substâncias como ácidos malico, tartárico e cítrico, três tipos de fitonutrientes que fortalecem o sistema imunológico e melhoram a saúde da pele.

Portanto, a ingestão do chá de hibisco é extremamente benéfica para a saúde!

Cotação Online

Digite a quantidade de pessoas por faixa etárias de idade