Tudo sobre o Bicho Geográfico

Vamos falar sobre um probleminha um tanto comum, o bicho geográfico, suas causas, seus sintomas e a forma de tratamento. Vejamos então:

Tudo sobre o Bicho Geográfico

Tudo sobre o Bicho Geográfico

O que é Bicho Geográfico?

O Bicho geográfico, também é chamado de larva migrans cutânea, e nada mais é que uma infecção causada pelas larvas de parasitas que vivem no intestino dos cachorros e dos gatos. Os principais parasitas são Ancylostoma brasiliense e o Ancylostoma caninum (mais raro). Os ovos liberados nas fezes dos animais podem se desenvolver em larvas, que quando entram em contato com pele sem nenhum tipo de proteção, começam a andar pelas camadas da pele e acabam deixando marcas vermelhas em seu caminho, formando desenhos (iguais à mapas e é por isso o nome bicho geográfico”) que coçam e podem inflamar, causando bolhas. Ao coçar essas marcas, podem ocorrer infecções bacterianas secundárias.

Causas

O bicho geográfico é uma doença mais popular em países de clima tropical (como o Brasil) e normalmente é contraída em zonas rurais e em praias. Quando o animal faz cocô na terra ou areia os ovos são liberados e este em contato com o solo quente, faz com que as larvas se desenvolvam e fiquem lá. Quando entram em contato com a nossa pele nua, penetram nela, causando a doença ( por isso é essencial sempre estar de luvas para a limpeza do cocô do seu animal e nunca estar descalço).

Sintomas

O principal sintoma dessa doença são as marcas vermelhas que sinalizam o caminho da larva pela pele. Elas são finas, semelhantes a linhas de um mapa. Esses túneis podem chegar a ter até 2 a 5 centímetros ao dia. Além disso, elas costumam coçar bastante e podem formar bolhas.

  • Coceira na pele, que costuma ser bem pior durante a noite.
  • Sensação de movimento por baixo da pele.
  • Vermelhidão na pele
  • Inchaço na pele.
  • Em 75% dos casos a contaminação é nos pés e pernas.

Tratamento

O tratamento para esta doença geralmente é feito por medicamentos e/ou pomadas antiparasitários, que geralmente tenham ação contra os helmintos, uma espécie de verme a qual fazem parte os parasitas Ancylostoma brasiliense e o Ancylostoma caninum ( que transmitem o bicho geográfico).

É importante que você procure um médico e nunca se auto medique.

Cotação Online

Digite a quantidade de pessoas por faixa etárias de idade