Qual a importância do período de carência de um plano de saúde?

Todos os planos de saúde existentes em nosso país possuem um período de carência estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A carência de um plano consiste no período estabelecido para começar a utilizar o plano para determinados procedimentos médicos, tais quais exames, consultas, procedimentos clínicos e muito mais.

Confira a seguir o que é o período de carência e por que ele existe.

Qual a importância do período de carência de um plano de saúde?

O que significa período de carência?

O período de carência é o período previsto no contrato no qual a mensalidade é paga, porém ainda não se tem acesso a determinadas coberturas previstas. A operadora responsável pode estabelecer o período de carência em razão da nessecidade de ser feita uma reserva para garantir que os atendimentos sejam realizados dentro dos limites da lei.

Existem contratos os quais não é permitido que a operadora exija o cumprimento do período de carência?

Nos contratos coletivos empresariais com 30 participantes ou mais, por exemplo, nos quais a adesão é automática, não é permitida a exigência de cumprimento de carência.

Filhos naturais recém-nascidos têm que cumprir o período de carência?

Se o plano incluir a cobertura obstétrica, é assegurada a inscrição do filho natural como dependente, isento do cumprimento de prazos de carência, desde que a inscrição ocorra no prazo máximo de 30 dias do nascimento e que o titular tenha cumprido os 180 dias de carência.

O período de carência pode variar de plano para plano?

Sim, porém para os novos planos, o período de carência não pode ser superior aos limites estabelecidos pela Lei. Entre eles, estão:

  • Para parto a termo: 300 dias;
  • Para urgência e emergência: 24 horas;
  • Demais casos (consultas, exames, internações, etc): 180 dias.

Portanto, a importância do período de carência se deve ao fato de que é necessário uma garantia dos clientes para que a operadora tenha a certeza de que irão cumprir com os prazos estabelecidos, evitando por exemplo que o cliente utilize o plano de forma imprudente.

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