Qual a importância das vacinas?

Qual a importância das vacinas? Saiba a seguir qual a importância das vacinas, como elas podem ajudar a prevenir doenças e por que não devem ser ignoradas.

A vacina é um dos mecanismos mais eficazes na defesa do organismo humano contra agentes infecciosos e bacterianos. Ela consiste na produção de anticorpos feita pelo próprio corpo, por meio de resistências às doenças que o atingiriam.

Veja a seguir por que elas são tão importantes e por que não devem ser ignoradas.

Qual a importância das vacinas?

Qual a importância das vacinas?

Como essas substâncias são feitas?

Essas substâncias são compostas por substâncias e microrganismos inativos ou atenuados que são introduzidos no organismo para estimular a reação de nosso sistema imunológico quando entra em contato com um agente causador de doenças.

No ano de 1776 foi produzida a primeira vacina, contra o vírus da varíola – atualmente erradicado. Nessa época, um médico britânico conhecido por Edward Jenner elaborou as vacinas a partir de lesões em vacas, e atualmente, por meio dos muitos avanços tecnológicos realizados na medicina, existem vacinas para as mais diversas doenças.

Doenças como gripe, hepatite, febre amarela, sarampo, tuberculose, rubéola, tétano, meningite, poliomelite e muitas outras, podem ser evitadas através da vacinação correta.

Idade para tomar as vacinas

As vacinas são realizadas nas pessoas desde os primeiros meses de vida, para que os bebês não contraiam nenhuma doença séria que, por serem muito pequenos e indefesos, pode prejudicar seriamente sua saúde ou, até mesmo, matá-los.

Porém, durante toda a vida praticamente, as pessoas devem continuar se vacinando para não contrair doenças que podem surgir ao longo desses anos, como a dengue ou chikungunya.

Como funciona o processo de vacinação?

A vacina contra a gripe H1N1 por exemplo pode ser tomada de duas formas, a trivalente e a tetravalente, ou a quadrivalente. De acordo com recomendações da Sociedade Brasileira de Imunização, para as crianças com mais de nove anos e adultos, uma dose anual já é suficiente para que a proteção seja eficaz.

Para crianças de seis meses a nove anos, são recomendadas duas doses na primeira vez em que forem ser vacinadas, e posteriormente, uma dose anual.

Qual a importância das vacinas?

Agora que você está ciente da importância da vacinação, tanto em crianças quanto em adultos, não corra riscos e realize suas vacinas para que nenhuma doença séria prejudique sua vida e de seus familiares.

Cotação Online

Digite a quantidade de pessoas por faixa etárias de idade