Por que retirar as amígdalas pode não ser uma boa ideia?

A grande maioria das pessoas de todo o país, se não do mundo, já deve ter passado por um episódio de amigdalite. A amigdalite consiste na inflamação com inchaço das amígdalas. As amígdalas são uma espécie de gânglios linfáticos localizados na parte lateral da garganta e na parte de trás da boca, e ajudam a manter bactérias e outros germes longe de locais que podem causar infecções.

Alguns médicos podem indicar a retirada desses gânglios visando diminuir a quantidade de inflamações que a pessoa em questão pode vir a ter, porém a cirurgia só é indicada em casos bastante específicos, podendo prejudicar o paciente ao invés de ajudá-lo.

Confira a seguir mais algumas informações sobre por que retirar as amígdalas pode não ser uma boa ideia.

Por que retirar as amígdalas pode não ser uma boa ideia?

Por que retirar as amígdalas pode não ser uma boa ideia?

Qual a função das amígdalas?

As amígdalas tem como função principal a de reforçar o nosso sistema imunológico. Elas estão entre as principais produtoras de linfócitos, eficiente no combate direto a micro-organismos.

Muitas vezes, as amígdalas estão relacionadas ao sistema respiratório por sua posição na garganta. Embora seja ainda mais importante na região que se localizam, as amígdalas são, na verdade, as principais barreiras para todo o organismo, pois sua produção de anticorpos pode ser imediata contra vírus e bactérias.

Quando a cirurgia é indicada?

Existem alguns casos específicos nos quais a retirada das amígdalas é necessária. O tratamento ineficaz com medicamentos é uma das razões para a cirurgia, porém outros casos podem ser tão sérios quanto. As doenças obstrutivas e o risco de tumores são situações mais graves nas quais o procedimento cirúrgico é considerado.

Quando a cirurgia é contraindicada?

As principais contraindicações à cirurgia se resumem às anemias e mudanças de coagulação. Como há risco de sangramento no decorrer da cirurgia, a anemia pode ser piorada.

Quanto às mudanças de coagulação, podem tornar maiores chances de sangramento também.

Portanto, consulte sempre um médico quando a inflamação nas amígdalas aparecer.

 

Cotação Online

Digite a quantidade de pessoas por faixa etárias de idade