Bactérias são seres extremamente pequenas, os quais não podem ser vistos a olho nu. As bactérias vivem agregadas formando colônias com milhões de indivíduos. Tais colônias são visíveis sem o uso de aparelhos.
Justamente por serem pequenas e simples, as bactérias se multiplicam em grande velocidade. Muitas delas são conhecidas como germes, e são prejudiciais à saúde, por poderem causar inúmeras doenças.
As bactérias existem em lugares diversos, tais como água, solo, ar, e inclusive em nossos corpos. Em certos casos, as bactérias podem ser muito prejudiciais, causando até mesmo a morte.
Confira a seguir mais informações sobre as bactérias e por que elas podem matar.
Por que bactérias podem matar?
Sobre as bactérias
Como já sabemos, as bactérias podem ser encontradas nos mais diversos lugares, existindo milhares delas no solo, na água, no ar e, até mesmo, em nosso organismo. Porém, nem todas as bactérias são perigosas, pois existem aquelas muito úteis para nós, seres humanos.
Principais tipos de bactérias
Podemos classificar como principais tipos de bactérias:
- Cocos;
- Bacilos;
- Espirilos;
- Vibriões.
Principais doenças causadas pelas bactérias
As bactérias podem matar por se infiltrarem em certas partes vulneráveis do corpo, se proliferando em alta velocidade na parte em questão.
Além disso, por conta do uso errôneo dos antibióticos, as bactérias vem desenvolvendo fortes mecanismos de defesa para resistirem cada vez mais aos efeitos dos medicamentos, o que faz com que elas se tornem muito perigosas e letais.
Entre os principais tipos de bactérias, encontramos:
- Tuberculose
- Hanseníase (lepra)
- Difteria
- Coqueluche
- Pneumonia bacteriana
- Escarlatina
- Tétano
- Leptospirose
- Tracoma
- Gonorreia ou blenorragia
- Sífilis
Entre outras.
Portanto, certifique-se sempre de procurar um médico e fazer exames frequentes para evitar a proliferação de bactérias.