Não é difícil ouvir uma história de pessoas que tenham tido ao menos uma vez na vida, um companheiro peludo para compartilhar as diversas situações do dia a dia, geralmente, essas histórias são marcadas pelas risadas, apertos e até mesmo pelas várias emoções envolvidas quando são relembradas. É evidente que por outro lado, juntar crianças com os pets se resulta em muita bagunça e acaba que muitas famílias decidem não ter um animal de estimação em seus lares.
Confira tudo isso e muito mais aqui em Planos de Saúde em Curitiba.
Os benefícios para saúde de se ter um pet no convívio de crianças
Considerar que tendo um bichinho de estimação auxilia o desenvolvimento emocional, educacional e pessoal desde a infância e pesar o trabalho que o convívio pode dar, optar pela união deles é mesmo assim a melhor escolha.
Afinal, uma criança sozinha tem capacidade de fazer muita bagunça. Confira essa lista de benefícios para saúde de se ter um pet no convívio de crianças.
As pesquisas apontam, bebês que diariamente tiveram contato com um animal de estimação, como um cachorro ou um gato por exemplo, tendem a serem mais saudáveis que outros que não tiveram essa companhia dos peludos. Isso acontece em vários casos devido ao Sistema Imunológico que entende que o pet é a representação do mundo exterior, dessa forma, fortalece-o dando resistência aos demais agentes infecciosos.
O organismo do bebê e das crianças conseguem combater com mais eficiência nos casos de tosse, infecções e coriza por exemplo. Uma comprovação médica também afirma que o convívio desde bebês com os pets resultam em crianças que apresentam baixos índices de casos alérgicos, asma e bronquite, fora a dermatite crônica que pode ser evitada.
Outros benefícios na saúde é no âmbito emocional e pessoal da criança. Ansiedade, estresse e depressão na infância são casos recorrentes e ao invés de se utilizar remédios pesados a indicação de se ter um pet é bem alta uma vez que a companhia de um cachorro com as crianças funciona como uma terapia em exercício já que diminuiu a angústia e medos na certeza de um amigo fiel.
A companhia dos cães prepara desde a infância para o convívio social principalmente no ambiente escolar, evitando as sensações de egoísmo e melhora a autoestima da criança.
A manutenção da saúde deve ser ensinada e iniciada desde a infância. Pesquisas apontam e comprovam que ter um animal de estimação em casa faz com que adultos desenvolvam o hábito de sair pra caminhar e com eles as crianças e os pets.
O estímulo de levar o companheiro ao parque serve como exercício auxiliando ainda mais na melhora da qualidade de vida e dá aos filhos o exemplo de que manter a saúde em dia é importante.