Óleo de coco: mitos e verdades

Apesar de ser cada vez mais indicado em dietas alimentares, o óleo de coco ainda é motivo de muitas dúvidas, mitos e lendas quando aos seus benefícios para a saúde. Por isso, este produto – que pode ser utilizado para cozinhar ou temperar pratos – precisa de atenção especial para que seja possível entender melhor sua atuação.

O óleo é feito à base de uma das frutas mais poderosas e nutritivas para a nossa saúde, e é difícil acreditar que óleo de coco não seja saudável.

Confira a seguir mais informações sobre o óleo de coco e quais os mitos e verdades sobre ele.

Óleo de coco: mitos e verdades

Óleo de coco: mitos e verdades

O óleo de coco é um dos alimentos mais conhecidos e polêmicos dos últimos tempos. Mas o que é fato e o que é lenda sobre as principais informações sobre seu uso?

Muitas pessoas tem utilizado o óleo de coco para cozinhar diversos tipos de comidas, hidratar o cabelo e a pele, ingerir puro para regularizar a flora intestinal, entre muitas outras formas de utilizá-lo.

Confira abaixo o que é mito e o que é verdade sobre o óleo de coco.

O óleo de coco ajuda na perda de peso

Mito. A origem dessa crença deve-se, em grande parte, a um estudo realizado pela nutricionista Marie-Pierre St-Onge, professora associada de Medicina Nutricional na Universidade de Columbia, Estados Unidos.

Em sua pesquisa, ela descobriu que os triglicerídeos de cadeia média, um tipo de gordura presente em alguns alimentos, aceleram o metabolismo e, dessa forma, levam ao aumento do gasto calórico que, por sua vez, proporcionam a perda de peso.

O óleo de coco, de fato, possui esse tipo de gordura numa quantidade maior que em outros óleos. Porém, ainda assim fica muito diferente da quantidade de triglicerídeos de cadeia média do produto utilizado na pesquisa. Outra pesquisa feita constatou que pequenas doses do óleo de coco não foram capazes de diminuir o peso em adolescentes obesos.

O óleo de coco reduz o risco de doenças cardiovasculares

Mito. Uma das hipóteses para essa afirmação pode ser baseada em estudos feitos nos anos 60, os quais mostraram que populações de ilhas do Pacífico, cuja dieta incluía óleo de coco, apresentaram níveis baixos de doenças do coração, além de serem magros e ativos.

Porém, não é exclusividade do óleo de coco, visto que a dieta desses nativos era baseada em peixes, frutas e óleo de coco.

Hidrata a pele e o cabelo

Verdade. O óleo de coco é rico em vitamina E e ácidos graxos, beneficiando sim a pele e o cabelo .

Portanto, certifique-se da veracidade do produto antes de usá-lo!