Atualmente, muitas pessoas buscam os mais diversos jeitos e estilos de dietas para o emagrecimento. As dietas se inovam cada vez mais, e ao mesmo tempo, mais pessoas se fazem adeptas dessas formas de perda de peso.
O jejum intermitente ficou famoso há não muito tempo, e muitas pessoas que o fazem realmente possuem resultados eficazes quando a questão é perder peso. Porém, muitas delas confundem o jejum com uma dieta, o que não deve ser feito já que são coisas diferentes.
A seguir, confira algumas informações para se manter informado sobre o que é o jejum intermitente, como funciona e como fazer.
O que é jejum intermitente?
O que é jejum intermitente?
O jejum intermitente consiste num estilo de emagrecimento que busca intercalar períodos em jejum e períodos de alimentação, sendo esta a dieta. O objetivo é fazer com que o corpo utilize os estoques de gordura e, com isso, haja uma perda da mesma.
Normalmente são indicadas, por médicos especialistas, entre 10 a 24 horas de jejuum intermitente, que pode ser feito diariamente ou em somente alguns dias da semana.
Janela de alimentação
Os períodos em que a alimentação é permitida são chamados de janelas de alimentação. Fora das janelas de alimentação, a pessoa deve ingerir líquidos que não possuem calorias, tais como água (com ou sem gás), chás e café sem açúcar.
O jejum era bastante comum na era paleolítica, na qual o ser humano vivia de caça e não possuía acesso a alimentos o tempo todo, por isso a dieta combinada com o jejum recebe o nome de Dieta Paleo.
Contraindicações
O método do jejum intermitente, no entanto, não é indicado para todas as pessoas, e pode ainda trazer problemas quando realizado sem a orientação adequada somada à supervisão de um profissional.
Portanto, sempre que for realizar qualquer procedimento de emagrecimento, seja o jejum intermitente ou qualquer outro tipo de dieta, procure sempre um nutricionista ou especialista da área para um acompanhamento seguro e saudável.