Glúten: um vilão silencioso

Praticamente todos os dias de nossas vidas, ingerimos alimentos genéricos os quais toda casa brasileira possui. Arroz, feijão, carne, macarrão, pães, bolos, biscoitos, entre muitos outros. Porém, muitas pessoas no país todo, e em outros países também, podem sofrer de um mal que, com certeza, a maioria delas nem sabe que existe: a intolerância ao glúten.

Este tipo de intolerância é algo muito novo, surgiu nos últimos anos junto com a onda fitness, quando muitos alimentos passaram a ser fabricados sem conter ingredientes contendo glúten em sua composição.

A seguir você vai entender como o glúten pode ser um vilão em nossas vidas e, ao mesmo tempo, completamente silencioso, nos prejudicando sem sabermos.

Glúten: um vilão silencioso

Glúten: um vilão silencioso

O que é o glúten?

O glúten é uma proteína encontrada em cereais como trigo, centeio e cevada. Portanto, a maioria de alimentos compostos por algum desses três cereais contém glúten, como é o caso de pães, bolachas, bolos, biscoitos, massas e entre outros.

Existe uma variedade enorme de alimentos que contém glúten, e muitas vezes as pessoas as ingerem sem nem saber de sua existência, o que pode ser prejudicial para a saúde no caso de pessoas celíacas.

O que são pessoas celíacas?

As pessoas que possuem a doença celíaca são as tão faladas pessoas que possuem a intolerância ao glúten, isto é, não são capazes de digerir totalmente esta proteína, e por isso, quando consomem alimentos que contém a substância, desenvolvem uma série de sintomas bastante desconfortáveis.

Esses sintomas podem incluir:

  • Diarreia;
  • Dor abdominal;
  • Inchaço abdominal;
  • Mal estar;
  • Em alguns casos, enjoo.

O glúten engorda?

Alimentos ricos em glúten que costumam engordar são alimentos que possuem, além do glúten, grandes quantidades de gordura, sódio e açúcar, como pães, bolos, massas, bolachas, entre outros.

Porém, dependendo do pão consumido os sintomas da intolerância ao glúten podem passar despercebidos, como é o caso dos pães e torradas integrais que, por conter mais quantidade de fibras, amenizam os sintomas.

Alimentos sem glúten

Com o desenvolvimento da indústria fitness, milhares de alimentos já vêm sendo fabricados sem essa substância, além de não conter açúcar e nem lactose. Esses produtos podem ser encontrados em qualquer loja de produtos naturais e, até mesmo, em alguns supermercados.

Portanto, o glúten existe e é preciso se certificar dos sintomas para saber se você corre o risco de ser uma pessoa celíaca. Faça o teste ou realize um exame de sangue para comprovar!