Embolia pulmonar e seus riscos

A Embolia Pulmonar é um mal que afeta, principalmente, pessoas com idade superior aos quarenta anos, colocando suas vidas em risco. Ela consiste na obstrução das artérias dos pulmões por coágulos (trombos ou êmbolos) que, na maior parte das vezes, formam-se nas veias profundas das pernas ou da pélvis e são liberados na corrente sanguínea.

A seguir você irá conferir mais informações sobre a Embolia Pulmonar e quais os riscos para as vidas dos pacientes que a possuem.

Embolia pulmonar e seus riscos

Embolia pulmonar e seus riscos

Como funciona a Embolia Pulmonar?

A embolia pulmonar, como já sabemos, é a obstrução das artérias do pulmão causando muitas outras consequências na saúde do paciente. Apesar de mais raros, ainda existem casos de embolias gordurosas provocadas por traumas ou fraturas, ou de embolias aéreas (bolhas de ar) e de líquido amniótico.

A gravidade desta condição está diretamente relacionada com o tamanho do trombo. Os maiores podem interromper completamente a circulação do pulmão. Esta condição pode causar a morte do paciente.

Quais são as causas da Embolia Pulmonar?

A embolia pode ser causada por diversos fatores, tais como a imobilidade prolongada, cirurgias extensas, câncer, traumas, anticoncepcionais com estrógeno, reposição hormonal, gravidez e pós parto, obesidade, varizes, insuficiência cardíaca, tabagismo, idade superior a quarenta anos, e mais outras condições favoráveis.

Quais são os sintomas da embolia pulmonar?

Os trombos pequenos podem passar despercebidos pois são facilmente desfeitos. Quando são maiores ou, mesmo menores, mais de uma artéria é afetada, os seguintes sintomas podem aparecer:

  • Dor torácica repentina, ou que vai aumentando a intensidade;
  • Falta de ar;
  • Aceleração dos batimentos cardíacos e da respiração;
  • Palidez;
  • Ansiedade;
  • Pele e unhas azuladas (cianose);
  • Tosse com sangue;
  • Dor aguda no peito.

Entre mais alguns outros sintomas. Se algum desses sintomas surgir e você não souber a causa, procure um médico imediatamente para garantir que o seu problema não é Embolia Pulmonar. Mantenha sempre seus exames em dia e exercite-se!

Cotação Online

Digite a quantidade de pessoas por faixa etárias de idade