Desidratação: por que beber água é essencial?

A água é a substância mais importante de nosso organismo. Isso porque a maior parte do corpo humano é composta por água, totalizando cerca de dois terços do organismo, o que faz com que não seja possível que uma pessoa passe mais de, provavelmente, cinco dias sem a mesma.

A água está presente em alimentos, sucos, bebidas, e muito mais. Porém, ingeri-la diariamente, várias vezes durante o dia é essencial para evitar muitos outros problemas além da desidratação.

Veja a seguir, mais informações sobre a importância da água na vida de uma pessoa e quais são os riscos em não ingeri-la diariamente.

Desidratação: por que beber água é essencial?

Desidratação: por que beber água é essencial?

A água compõe, em peso, aproximadamente dois terços do corpo de um ser humano. É a substância mais essencial na vida de todas as pessoas, responsável pelo bom funcionamento da circulação, respiração, conversão de alimentos em energia, e muitos outros processos fundamentais.

Todo ser humano perde água através do suor, da urina, fezes e, até mesmo, através da respiração. É necessário que toda essa água seja reabastecida para que todos os órgãos continuem funcionando perfeitamente.

Em dias quentes, uma pessoa adulta pode perder até 1,5 L de água através do suor apenas. Estudos recentemente realizados mostram que, se o corpo perde apenas 2,5% de água, ele pode perder muito sua eficiência. Isto é, um homem de 80 kg por exemplo, se perder 2 L de água, já poderá desenvolver problemas.

Quanto tempo um ser humano pode ficar sem água?

Se tratando de uma pessoa em boa forma, com o funcionamento normal de todos os seus órgãos, um ser humano pode viver em torno de 3 a 5 dias sem água. Porém, a degradação dos sentidos e a queda nos sistemas do corpo são graduais.

Problemas causados pela falta da ingestão de água

A falta de água pode causar muitos problemas de saúde, isso a maioria das pessoas tem consciência. Porém, existem problemas sérios causados pela falta da ingestão de água, tais como:

  • Envelhecimento precoce: o corpo é composto por 60% de água, e os órgãos dependem desta substância para funcionarem. A água ajuda o organismo a combater radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce;
  • Colesterol alto: a desidratação causa um excesso de líquido drenado no interior das células, e isso faz com que o corpo tente impedir esta perda, causando a produção de mais colesterol;
  • Pedra nos rins: quando falta água no corpo, os sais ingeridos podem não ser diluídos completamente, fazendo com que se formem pedras no interior dos rins, causando dores insuportáveis em quem sofre deste mal, podendo até colocar a vida da pessoa em perigo.

Portanto, certifique-se de sempre beber água para manter sua saúde intacta!

Cotação Online

Digite a quantidade de pessoas por faixa etárias de idade