Como a atividade física está ligada à ansiedade?

A ansiedade é um tipo de transtorno que afeta grande parte da população brasileira. Também chamada de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), a ansiedade, quando diagnosticada patológica, pode provocar sintomas como falta de ar, insônia, náuseas, entre outros.

Muitas pessoas indicam diversos meios de tratar essa doença, tais como meditação, terapia, exercícios de respiração, e entre mais alguns outros. Porém, poucas pessoas sabem que os exercícios físicos podem ajudar significativamente no alívio da ansiedade.

Saiba a seguir como a atividade física pode estar ligada à ansiedade, e quais exercícios são bons para o alívio dos sintomas.

Como a atividade física está ligada à ansiedade?

Como a atividade física está ligada à ansiedade?

A prática de atividades físicass é benéfica para milhares de razões. Regularização da saúde, fortalecimento dos músculos, bom funcionamento dos pulmões, hormônios regulados, e muito mais!

Além disso tudo, as atividades físicas podem ajudar pessoas que possuem Transtorno de Ansiedade Generalizada. Mas, como isso acontece?

Como as atividades físicas auxiliam nos sintomas de fato?

Estudos feitos apontam que a prática de atividades físicas pode ser uma ótima estratégia para prevenir o desenvolvimento de ataques de pânico e crises de ansiedade.

Para chegar nessa conclusão, 145 adultos foram analisados, todos eles possuíam histórico de ataques de pânico.

Depois de completar o questionário que media o nível de atividade física e sensibilidade à ansiedade, os participantes inalaram um ar possuindo dióxido de carbono em sua composição – um procedimento benigno que, tipicamente, induz a uma série de sensações corporais tais como náuseas, tonturas, taquicardia e mais algumas outras.

Depois da inalação, os participantes indicaram seus níveis de ansiedade em reação às sensações.

Os resultados mostraram que a reatividade de ansiedade em reação ao estressor foi menor entre os indivíduos que possuíam o hábito de praticar atividades físicas regularmente.

Outros estudos

Um estudo realizado por pesquisadores da Oxford University, no Reino Unido, indicou que a atividade física melhora o humor e reduz a ansiedade, funcionando da mesma forma que uma “droga antidepressiva”.

Entretanto, os pesquisadores enfatizaram que os exercícios físicos não substituem o tratamento com remédios controlados ou psicoterapia.

Como a atividade física está ligada à ansiedade?

Portanto, se você já possui um diagnóstico e visa melhorar seus sintomas de ansiedade, crie o hábito de praticar alguns exercícios físicos diariamente!

Cotação Online

Digite a quantidade de pessoas por faixa etárias de idade