Câncer de mama: como prevenir?

O câncer propriamente dito consiste no nome dado a um grupo de doenças em que as células do organismo crescem de forma desordenada. Esse crescimento fora de ordem faz com que um nódulo ou uma massa sejam formados, que são denominados de acordo com a parte do corpo na qual estão se formando.

O câncer de mama é um dos mais comuns em mulheres acima dos quarenta anos, porém existem muitos fatores que podem fazer com que mulheres até mais novas possam sofrer com esta doença.

A seguir, confira mais informações sobre o câncer de mama e quais as formas de prevenção.

Câncer de mama: como prevenir?

Câncer de mama: como prevenir?

O que é o câncer de mama e como ele atua no corpo da mulher?

O câncer de mama é um tipo de tumor que começa a se desenvolver no próprio tecido mamário. O tumor nas mamas é do tipo carcinoma, isto é, um tumor maligno que se desenvolve a partir de células epiteliais do tecido mamário.

As mamas são formadas por lobos que se dividem em estruturas menores, chamadas de lóbulos e ductos mamários. O tumor pode começar a se desenvolver tanto nos ductos ou nos lóbulos mamários.

Quais os tipos de tumor?

O tumor pode começar a se desenvolver nos ductos ou nos lóbulos mamários. Pode ser do tipo invasor (que vai se espalhando para outras partes do corpo) ou in situ, quando não passa da região de origem.

Quando um tumor é formado ele é revestido por uma membrana. Se a membrana permanece intacta, as células cancerígenas não conseguem atingir outras partes do corpo. Porém, se a membrana se rompe, o câncer se espalha, invadindo as regiões próximas a ele ou até outras partes do organismo, causando as famosas metástases.

Fatores de risco

Alguns fatores de risco, são:

  • Beber;
  • Fumar;
  • Tomar pílula anticoncepcional;
  • Fazer terapia de reposição hormonal depois da menopausa;
  • Não praticar atividades físicas;
  • Alimentação rica em gordura saturada.

Prevenção

Como apenas 10% dos casos de câncer de mama são hereditários, uma boa notícia para as mulheres é que a prevenção pode fazer toda a diferença. A mamografia deve ser realizada anualmente pelas mulheres com mais de 40 anos.

As mulheres com menos de 40 anos devem realizar consultas anuais com ginecologistas ou mastologistas, que irão indicar exames como o ultrassom das mamas como forma de prevenção.

Portanto, estar em dia com exames é sempre bom para prevenir que doenças como o câncer prejudiquem sua saúde!

Cotação Online

Digite a quantidade de pessoas por faixa etárias de idade